Pátio de veículos abandonados preocupa moradores de Porto Feliz

Centenas de automóveis estão espalhados em área da zona rural. Prefeitura diz que empresa não tem documentação para exercer atividades.

Fonte: Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Moradores da zona rual de Porto Feliz (SP) estão questionando a legalidade de um pátio de veículos instalado no bairro Bom Retiro. Segundo donos de chácaras e sítios que moram próximos ao local, o estacionamento é irregular e pode provocar danos ao meio ambiente. Já a prefeitura afirma que a empresa responsável pelo pátio não tem a documentação necessária para funcionar e, por isso, o Ministério Público foi acionado.

Empresa não tem documentação do pátio (Foto: Reprodução TV TEM)
Empresa não tem documentação do pátio
(Foto: Reprodução TV TEM)

Uma das principais preocupaçãoes dos moradores é com o ribeirão Avecuia, que abastece a cidade. Eles têm medo que a proximidade da área ocupada pelos carros traga prejuízos com a contaminação da água no futuro. O aposentado, João da Silva Filho, também reforça essa tese. “Se contaminar isso daqui, vai contaminar a água da nossa cidade. Porque o único manancial que Porto Feliz tem é o da Avecuia”, diz.

O agricultor, Benedito de Jesus Diana, também acredita que esse tipo de armazenamento de carros pode prejudicar o meio ambiente. “Não tem bacia de contenção para os resíduos deixarem de ir ao ribeirão. Porque, futuramente, com o tempo, vai”, explica.

O publicitário, Wagner Ebner, tem uma chácara no bairro. Ele conta que a chegada inesperada de um depósito de veiculos na região chamou a atenção de bandidos. “Eles roubam carros inteiros ou roubam peças. E a gente não que esse tipo de pessoa circulando aqui no meio da comunidade”.

Ribeirão Avecuia, em Porto Feliz (Foto: Reprodução TV TEM)
Ribeirão Avecuia, em Porto Feliz
(Foto: Reprodução TV TEM)

O publicitário também comenta que depois da chegada dos veículos, a paisagem está sendo modificada. “Gosto de ver um pássaro, um bicho… Imagino quem está do lado desta propriedade, que está começando a ver pilhas e pilhas de carros enferrujados e empilhados”.

De acordo com o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Alessando Santos, a empresa não tem autorização de órgãos ambientais como a Cetesb para funcionar na área. Ele afirma que a prefeitura já fez a notificação e acionou o ministério público. “A prefeitura, junto com o Ministério Público, estão tentando resolver isso. A empresa não tem nenhuma documentação municipal pertinente pra essas atividades”, finaliza.

Advertisements

Posted on June 23, 2015, in Carcaças de veículos, Carros abandonados, Veículos abandonados and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Leave a comment.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: