Carros abandonados nas ruas são problema na região de Sorocaba

Com os pneus furados e porta-malas abertos, carros são encontrados abandonados pelas ruas da cidade (Foto: Reprodução/TV TEM)

Com os pneus furados e porta-malas abertos, carros são encontrados abandonados pelas ruas da cidade (Foto: Reprodução/TV TEM)

_________________________________________________________

Os carros abandonados nas ruas, ocupando vagas de estacionamento e atrapalhando a vizinhança, são um problema para as prefeituras da região de Sorocaba (SP). Leis municipais permitem que o veículo seja recolhido e o dono pode ser multado, além de perder pontos na carteira de habilitação.

Com os pneus furados e porta-malas abertos, um carro está abandonado há mais de dois anos em uma rua de Votorantim (SP). Em casos como este, um aviso de remoção é colocado. O proprietário tem prazo de sete dias para tomar providências. Após o período, a prefeitura tem o direito de fazer o recolhimento do veículo, de acordo com a regulamentação da lei de postura do município.

De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte, Carlos Roberto Soares, se esgotado todas as tentativas de contato com o proprietário do veículo, como o aviso que é fixado no carro ou a notificação que é feita via postal, é realizada a remoção do veículo ao pátio disponível pela Ciretran.

Em Votorantim, desde agosto – quando foi aprovada a regulamentação , 50 veículos com características de abandono foram retirados das ruas. A Guarda Municipal também atua na fiscalização, verificando principalmente se o carro é roubado ou furtado. “Primeira verificação que a gente faz é puxar a placa do veículo, para ver se ele está em situação regular ou se é um veículo roubado, pra gente poder tomar as devidas providências”, explicou o guarda municipal Cleber Roberto de Abreu.

A história se repete em Sorocaba. No ano passado, 92 veículos foram retirados das ruas da cidade em situação de abandono. Em nenhum dos casos, a prefeitura conseguiu encontrar o dono. Se o responsável for identificado, fica sujeito à multa e ainda corre o risco de ter pontos na carteira de habilitação.

Pelas ruas de alguns bairros, os veículos ocupam vagas há anos. Muitos moradores fazem denúncias para a central da Urbes. O endereço é anotado facilitando o trabalho da prefeitura que consegue na Justiça uma liminar para continuar realizando o serviço. “A existência dessa lei é importante, porque em alguns casos nós não conseguimos cobrir com o código de trânsito”, finaliza o diretor de fiscalização José Antônio de Souza.

Advertisements

Posted on May 14, 2015, in Carros abandonados and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Leave a comment.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: